Como uma Dieta Vegetariana Poderia Ajudar a Salvar o Planeta

Além de melhorar a sua saúde e reduzir os níveis de gordura no cardápio, a adoção de dietas vegetarianas e veganas poderiam salvar milhões de vidas e bilhões de dólares. Foi o que revelou uma nova pesquisa da Universidade de Oxford, na Inglaterra, que analisou duas perspectivas: saúde e meio ambiente.

Os pesquisadores avaliaram quatro cenários diferentes com seres humanos consumindo diferentes quantidades de carne. Segundo o estudo, diminuir a ingestão do alimento poderia ajudar a evitar mais de 8 milhões de mortes em 2050. E seguir uma dieta vegetariana salvaria 7,3 milhões de vidas.

O motivo? Atualmente, a pecuária é a responsável por mais de 14% das emissões globais de gases do efeito estufa. E o desmatamento realizado para aumentar a produção de carne também influencia no meio ambiente. Além disso, uma mudança nos padrões alimentares poderia significar uma economia de um trilhão de dólares anuais.

De acordo com os cientistas, colocar um valor sobre os benefícios da dieta vegetariana pode desempenhar um papel significativo na política pública sobre estas questões. Em 2015, o relatório “Carne ao Molho Madeira – Como os supermercados estão ajudando a devastar a Amazônia com a carne que está em suas prateleiras”, do Greenpeace, analisou políticas de compra de carne bovina e revelou que o desmatamento, o trabalho escravo e a violência no campo podem estar na mesa do brasileiro.

Como uma Dieta Vegetariana Poderia Ajudar a Salvar o Planeta

Vale ressaltar que a pesquisa é especulativa e outros fatores ainda precisam ser analisados. Mas serve como uma reflexão sobre os impactos do consumo na natureza.

Boa Forma
Editado por Notícias Completas

Nenhum comentário