Quais Partes do Rosto Envelhecem Primeiro e Onde Devo Focar?

De repente, aparece uma ruguinha ou uma manchinha de sol que não existia por ali. O ressecamento fica nítido, assim como aqueles pés de galinha ao redor dos olhos. São os sinais do tempo surgindo na pele. Ou, em outras palavras, são os primeiros sintomas do envelhecimento do rosto.

Esses sinais surgem devido à falta de colágeno no organismo. Essa substância é fundamental para a firmeza da pele, mas, com o tempo, tem sua produção natural reduzida. Por isso, é importante o uso de produtos que contenham princípios ativos que ajam contra esses problemas e que estimulem a produção do colágeno, como o retinol, que também promove a renovação celular. Substâncias antioxidantes, como as vitaminas C e E, também são importantes na síntese do colágeno, além de combaterem as manchas da pele.

Atenção Especial aos Olhos


A pele da região dos olhos é mais fina e sensível do que a do restante do rosto. Isso significa que ela enruga com mais rapidez e facilidade. No entanto, ao mesmo tempo em que isso deixa os sinais mais evidentes, a pele fina também favorece o tratamento das rugas e linhas ao redor dos olhos. Por isso, é bom utilizar cremes antissinais específicos para o local, pois eles possuem ingredientes na concentração em quantidades e textura ideais para tratar sem irritar a pele.

Como essa região fica ressecada mais facilmente, é importante sempre mantê-la hidratada, retardando o aparecimento das rugas e também evitando as olheiras. A dica é investir na hidratação desde cedo.

Faixa Etária


A maioria dos médicos recomenda utilizar os produtos antissinais a partir dos 25 anos, mas isso não é uma regra, já que cada pele envelhece de forma diferente. No entanto, usar produtos indicados para peles com outras necessidades (principalmente os mais fortes), numa tentativa de potencializar os resultados, pode ser prejudicial, já que as necessidades da pele variam de pessoa para pessoa. Apenas um dermatologista poderá indicar qual o melhor para o seu caso.

Protetor Solar Sempre


Todo mundo sabe a importância do filtro solar. A exposição ao sol estimula o envelhecimento precoce, perda da elasticidade, manchas, ressecamento excessivo, queimaduras e descamação. E a exposição prologanda e desprotegida aumenta o risco de desenvolver câncer de pele. Ou seja, é essencial passar o protetor todos os dias, faça chuva ou faça sol. Uma dica é investir em protetores que, além do FPS, também possuam funções hidratantes e antioxidades, o que dá uma ajuda extra no combate ao ressecamento e o envelhecimento da pele. Se for um produto indicado para seu tipo de pele, melhor ainda. Se for oleosa, por exemplo, invista em uma versão oil-free.

Fique também atento ao rótulo dos produtos, já que alguns cremes antissinais e hidratantes contam com filtro solar em suas composições. No entanto, se esse não for o caso, o protetor solar deve ser o último produto a ser aplicado no rosto.

Outros Cuidados


Além dos cremes antissinais e da proteção solar, outros cuidados também devem se transformar em hábitos. É importante limpar a pele com um sabonete específico para cada tipo de pele e retirar a maquiagem sempre antes de dormir para remover as impurezas do rosto. Após a limpeza, é hora de utilizar o tônico, que resgata o pH da pele e facilita a penetração dos cremes antissinais e hidratantes que estão por vir.

Quais Partes do Rosto Envelhecem Primeiro e Onde Devo Focar?

Nivea
Editado por Notícias Completas

Nenhum comentário